top of page

O espectro da sexualidade humana



A simplificação é uma forma primária do pensamento que reduz os fenômenos humanos a certo ou errado, isso ou aquilo, é ou não é. Muitas pessoas recorrem ao pensamento simplista como um mecanismo de defesa pois esse tipo de pensamento traz uma falsa sensação de segurança à medida que exclui a complexidade e ambivalência da realidade.


Vemos essa simplificação quando tratamos da questão de gênero. Acreditamos que todos devam se encaixar numa visão de mundo maniqueísta, onde só existem duas opções, ser homem ou mulher. Sabemos, porém, que existem as pessoas intersexuais, que apresentam características biológicas tanto femininas quanto masculinas. Estas representam quase 2% da população, a mesma proporção de pessoas ruivas no mundo.


A mesma simplificação ocorre quando pensamos em termos de orientação sexual. Gostamos de pensar que todos se encaixam nas categorias hetero ou homossexual, por isso os bissexuais sempre são vistos com muita reticência, já que é muito difícil para o pensamento simplista aceitar a ambiguidade. As estatísticas mostram, porém, que grande parte das pessoas já sentiu, de alguma forma, desejo por ambos os sexos.


O pesquisador americano Alfred Kinsey descobriu que a homossexualidade e a heterossexualidade exclusivas representam apenas os extremos do amplo espectro da sexualidade humana. A fluidez dos desejos sexuais faz com que pelo menos metade das pessoas sinta, em graus variados, desejo pelos dois sexos. Em 1948, este pesquisador desenvolveu a famosa escala Kinsey para aferir a orientação sexual. Entrevistando 12 mil homens e 8 mil mulheres, ele elaborou uma classificação da sexualidade que contempla todo o espectro de possibilidades de orientação sexual:


  • Exclusivamente heterossexual.

  • Predominantemente heterossexual, apenas incidentalmente homossexual.

  • Predominantemente heterossexual, mais do que eventualmente homossexual.

  • Igualmente heterossexual e homossexual.

  • Predominantemente homossexual, mais do que eventualmente heterossexual.

  • Predominantemente homossexual, apenas incidentalmente heterossexual.

  • Exclusivamente homossexual.



355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page