Motivações inadequadas para se abrir a relação



É muito importante saber o que nos move antes de tomarmos uma decisão dessa magnitude como a de abrir a relação. Nesse sentido o autoconhecimento é essencial. As motivações que descrevemos a seguir podem ser bem problemáticas e prejudiciais, podendo levar a consequências desastrosas para o relacionamento.


Abrir para salvar o relacionamento


Abrir a relação pode fortalecer ainda mais uma relação que já está forte, mas dificilmente vai consertar uma relação que já está fragilizada. Se você está passando por dificuldades no relacionamento, abrir a relação só vai realçar ainda mais essas dificuldades. É como querer apagar incêndio com gasolina! O ideal é que o casal esteja vivendo um momento estável e harmônico antes de buscar essa transição para um modelo de relacionamento não-monogâmico.


Abrir porque está na moda e todos estão fazendo isso


A motivação para abrir a relação deve ser muito intrínseca. Tem que ser algo que você realmente acredite que faça sentido pra você, não deve ser apenas para seguir o rebanho. Abrir a relação sem esse lastro na sua compreensão e convicção pode colocar em sério risco o seu relacionamento.


Abrir só porque o parceiro quer ou abrir para não perder o parceiro


Não-monogamia responsável pressupõe, necessariamente, que o processo seja totalmente consensual. Ninguém deve abrir a relação se sentindo coagido ou pressionado pois uma concessão negativa como essa pode acabar gerando muito ressentimento inconsciente e isso, mais cedo o mais tarde, vai estourar.


Abrir a relação acreditando que é só uma fase do seu parceiro e logo isso vai passar


Este processo tem que ser feito com muita transparência. Motivações secretas implicam que ainda não há honestidade suficiente na relação e isso deve ser resolvido antes de se optar pela transição para um relacionamento aberto.


Abrir por insatisfação com o relacionamento


Algumas pessoas querem abrir a relação porque não estão gostando muito do parceiro, então abrem a relação para conhecerem outras pessoas até acharem uma companhia melhor que a atual. Isso é uma forma cruel de usar as pessoas, seria melhor que a pessoa fosse honesta e assumisse que não está satisfeita. Não-monogamia responsável necessariamente envolve transparência e honestidade.


Abrir para evitar compromisso


Algumas pessoas usam o artifício da relação aberta como uma forma de evitar se aprofundar no relacionamento atual, como uma forma de manter a relação superficial e evitar mergulhar na intimidade com o parceiro. A meu ver, abrir o relacionamento é uma forma de enriquecer a relação, de se aprofundar ainda mais na intimidade, favorecendo com que cada um se revele em um nível mais profundo, sem máscaras e com maior transparência e honestidade, podendo levar a uma grande aproximação do casal.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo