Cultura Sexual Positiva: o que é isso?

Atualizado: 13 de jul. de 2021

Você já ouviu falar de "sexopositividade" ?



Cultura sexual positiva é “uma atitude em relação à sexualidade humana que considera todas as atividades sexuais consensuais como fundamentalmente saudáveis e prazerosas, encorajando o prazer sexual e a experimentação” (Allena Gabosch).


​Cultura sexual positiva também pode ser definida como "a filosofia cultural que entende a sexualidade como uma força potencialmente positiva na vida de alguém e pode, é claro, ser contrastada com a cultura sexual negativa, que o sexo como problemático, perturbador e perigoso. A cultura sexual positiva permite e de fato celebra a diversidade sexual, os diferentes desejos e estruturas de relacionamento e as escolhas individuais baseadas no consentimento." (Carol Queen)


Este site pretende ser um blog voltado para educação sexual positiva, publicando reflexões que ajudem nessa mudança de mentalidade coletiva. Temos como referência a iniciativa americana Sex Positive World.


Fundada em 2009 por Gabriella Cordova em Portland, nos Estados Unidos, Sex Positive World é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a mudança de ideias e valores sociais em torno da sexualidade por meio da educação e do empoderamento.


Sex Positive World acredita que as pessoas de todos os sexos anseiam por mais amor, conexão, toque e prazer em suas vidas. Porém, a cultura de negatividade atrelada ao sexo vem sistematicamente roubando das pessoas maneiras seguras e saudáveis ​​de atender a essas necessidades e há muito trabalho a ser feito para recuperar a sexualidade como algo belo e natural.


Sex Positive World está empenhada em mudar a forma como a sexualidade é abordada por culturas em todo o mundo e, como tal, vêm se esforçando para aumentar o conhecimento e a compreensão dos efeitos prejudiciais da negatividade sexual e de como a sexualidade saudável pode produzir mudanças positivas na sociedade.


Sex Positive World organiza grupos sociais que exploram o que significa incorporar a liberdade sexual como algo natural e saudável, onde o prazer é valorizado e compartilhado; amor próprio, respeito e limites saudáveis. Todos os aspectos da sexualidade humana são contemplados, incluindo gênero e orientação sexual (LGBTQIA), estilos de relacionamento (monogamia, poliamor, etc.) e expressões sexuais (tantra, bdsm, swing, etc.).


Sua abordagem da sexualidade é focada é no consentimento, no respeito aos limites, em como ter uma conversa sobre sexo seguro, positividade corporal, toque saudável, saúde sexual, liberdade reprodutiva, direitos trans, educação sexual positiva e muito mais. Os eventos organizados pela Sex Positive World incluem necessariamente: Segurança, Diversão, Consentimento, Respeito aos Limites, Confidencialidade, Inclusão e Sensualidade.


Conheça mais sobre essa organização em: https://www.sexpositiveworld.com/

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo